Home         |      Contato

 › Sindicato - História

   Veja Também:
    Sede Social
    Estatuto Social
   › Ex-Presidentes
   › Palavra do Presidente
Trajetória de empenho e conquistas

Referência para a classe contábil de 25 municípios do Vale do Rio Pardo, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Cruz do Sul (SINCOTEC-VARP) comemorou no ano de 2008, seus 60 anos de atuação.

Sua história começou em 1948, precisamente no dia 13 de maio, quando foi oficialmente fundado. Sob a liderança de Léo Marroni Giron, um grupo de profissionais do ramo teve a iniciativa de criar uma entidade que representasse os interesses da classe.

Construção da Sede

Dois anos depois saiu a carta sindical. “Nos reuníamos nos lugares mais diversos já que não tínhamos sede”, recorda Lucewal José Schiedeck, presidente das gestões 60-65, 74-78 e 84-87. Um dos locais de encontro era o então Alasca Bar, ao lado das antigas Lojas Waetcher. “Nós tínhamos jantares e encontros mensais, onde trocávamos experiências e conhecimento”, lembra. Schiedeck conta que na época, as eleições do sindicato eram feitas “em movimento”. “Um estafeta percorria os associados e colhia os votos em uma urna fechada”, diz.

Auditório

Um dos grandes marcos da trajetória da entidade foi a inauguração da sede própria, em 1988, no número 469 da Avenida do Imigrante. “Foi um momento de coragem”, ressalta o aposentado, já que no período o sindicato não possuía muitos recursos financeiros.

Inauguração da Sede

A partir deste acontecimento Schiedeck enfatiza que a entidade mostrou-se para a comunidade. “Esta entidade é resultado de um trabalho árduo feito ao longo dos anos”, coloca.

No 1º piso do prédio administrativo do SINCOTEC-VARP funcionam a secretaria, a sala de reuniões e também o Escritório Regional do Conselho Regional de Contabilidadedo Rio Grande do Sul (CRC/RS). No andar superior encontra-se o amplo e confortável auditório, com capacidade para 150 pessoas. Construído com acústica de primeira qualidade, está equipado para palestras, cursos, seminários e várias outras promoções.

Inauguração Sede Social

Outra conquista aconteceu em 1995, quando foi inaugurada a sede social, nos fundos do terreno. O local tem infra-estrutura completa para receber eventos, como reuniões ou festas, com capacidade para 80 pessoas. “Nós precisávamos de uma sede para essa finalidade e conseguimos por meio de rifas, de aumento do número de associados, do resgate daqueles que não estavam em dia e de chamada de capital”, conta o contador Deoclécio Ribeiro, que era presidente do Sincotec nesta gestão e depois também em 2004-05. Segundo ele, o valor total da construção foi de 100 mil dólares. “Somos um dos poucos sindicatos que possui uma infraestrutura social e administrativa tão completa”, salienta.

 

fachada da sede
Fachada Principal do Sindicato
 
Auditório
Auditório
 
Recepção e Secretaria
Recepção e Secretaria
 
Sala de Troféus
Troféus
AGENDA
 Cursos e Palestras
 Seminários
 Assembleias
 Eventos Sociais
 Reuniões Diretoria
PUBLICAÇÕES
 Notícias
 Artigos
OUTROS LINKS
Contribuição Sindical
Cartilha do Empreendedor
MEI - Guia Prático
PUBLICIDADE
Anuncie Aqui !!!
Anuncie Aqui !!!
Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo - SINCOTEC-VARP
Endereço: Av. dos Imigrantes, 469 - Santa Cruz do Sul - RS
Telefone/Fax: (51) 3711-3487   Fone: (51) 3713-3798    |   E-mail: [email protected] e [email protected]
© Copyright 2012 SINCOTEC-VARP    |   Todos os direitos reservados  
Página Inicial